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http://hdl.handle.net/20.500.11960/3414
Título: | A Comunicação Autárquica e o seu papel junto da Comunidade Local |
Outros títulos: | Estudo de caso, Município de Guimarães |
Autores: | Fonseca, Manuel José Serra da Sousa, Bruno Barbosa Pereira, Diana Patrícia Salgado |
Palavras-chave: | Comunicação Comunicação Política Comunicação Autárquica Marketing Marketing Territorial Cidade de Guimarães. Communication Political Communication Municipal Communication Marketing Territorial Marketing City of Guimaraes. |
Data: | 3-Mai-2023 |
Resumo: | O Ser Humano tem por base a comunicação, conseguindo-se verificar a sua
presença nos mais simples atos decorrentes do quotidiano. Entretanto, esta
presença fundamental não significa que o seu ciclo seja facilmente conseguido,
fazendo com que a validação de todas as suas fases deva ser feita de forma
minuciosa.
Neste seguimento, a sociedade emerge pela comunicação e pelo marketing,
enquanto disciplina que, procura na sua base solucionar as necessidades do seu
público. Deste modo, as Autarquias, tentaram acompanhar as evoluções dos
conceitos anteriores, o que resultou na sua reestruturação, primando cada vez mais
a procura pela ampliação da sua eficácia junto da sociedade ao mesmo tempo em
que estabelece uma relação bilateral.
“A Comunicação Autárquica e o seu papel junto da Comunidade Local:
Estudo de caso, Município de Guimarães”, foi o tema selecionado e, cujo objetivo
passou por aferir se a comunicação imanada pela Autarquia atinge os residentes e
de que forma. Para tal recorreu-se a uma abordagem metodológica mista, de
natureza qualitativa e quantitativa, consubstanciada em entrevistas exploratórias e
inquéritos por questionários.
Esta conjetura levou ao encontro de dificuldades no processamento da
mensagem por parte dos residentes, especialmente no que concerne a temas
concretos sobre a própria Autarquia e, consequentemente, ao reconhecimento da
necessidade de melhorias por parte da entidade em estudo. The human being is based on communication, managing to verify its presence in the simplest acts of daily life. However, this fundamental presence does not mean that its cycle is easily achieved, meaning that the validation of all its phases must be done in detail. In this sequence, society emerges through communication and marketing, as a discipline that seeks at its base to solve the needs of its public. In this way, Municipalities tried to keep up with the evolution of the previous concepts, which resulted in their restructuring, emphasizing the search for the expansion of their effectiveness in society at the same time that they establish a bilateral relationship. “Autarchic Communication and its role in the Local Community: Case Study, Municipality of Guimarães”, this was the theme selected and, whose objective was to assess whether the communication emanating from the Autarchy reaches the residents, this feat is mainly due to the empirical study with mixed approach, using qualitative and quantitative techniques, namely the exploratory interview and surveys by questionnaires. This conjecture led to difficulties in the process of the message by the residents, especially in specific themes about the Autarchy itself, on the other hand, to the recognition of improvements by the Entity under study. |
Descrição: | Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3414 |
Aparece nas colecções: | ESCE - Dissertações de mestrado |
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