Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3448
Título: Fotografia: um recurso para elaborar tarefas matemáticas fora da sala de aula
Autores: Vale, Isabel
Barbosa, Ana
Palavras-chave: Fotografia
Desenho de tarefas
Formulação de problemas
Resolução de problemas
Formação inicial de professores
Photography
Task design
Problem posing
Problem solving
Preservice teacher training
Fotografía
Diseño de tareas
Creación de problemas
Resolución de problemas
Formación de profesores
Data: Out-2021
Citação: Vale, I., & Barbosa, A. (2021). Fotografia: um recurso para elaborar tarefas matemáticas fora da sala de aula. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, 2, e021019. https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/545
Resumo: A literatura refere que fotografar ao ar livre motiva os alunos para a aprendizagem/compreensão matemática. No entanto, não temos ainda conhecimento suficiente sobre como os futuros professores criam tarefas matemáticas em contextos da vida real. Neste artigo descreve-se um estudo onde futuros professores tiram fotos de elementos no ambiente fora da sala de aula que lhes permitam desenhar tarefas matemáticas. Os resultados sugerem que nas fotos foram privilegiados objetos relacionados com edifícios e mobilizados conteúdos de Geometria e Medida. Os participantes referiram que a experiência foi positiva, proporcionando-lhes um “olhar matemático” sobre os objetos, mais consciente, apesar de expressarem que desenhar tarefas de nível cognitivo elevado é difícil. ABSTRACT Literature refers that outdoor photography motivates students for the understanding of math contents. However, we do not have enough knowledge about how preservice teachers pose problems in real life contexts. This paper describes a study where preservice teachers capture photos in the environment that allow mathematical task design. Results suggest that the participants chose photos privileging elements related with buildings, mobilizing contents of Geometry and Measurement. The experience had a positive impact on them, providing a “math eye” at everyday objects, searching for the underlying mathematics more consciously, however they expressed that the design of high-level cognitive tasks is hard. RESUMEN La literatura refiere que la fotografía al aire libre motiva a los estudiantes a comprender los contenidos matemáticos. Sin embargo, no tenemos suficiente conocimiento sobre cómo los profesores en formación plantean problemas en contextos de la vida real. Este artículo describe un estudio en el que estes profesores capturan fotografías en el entorno que permiten el diseño de tareas matemáticas. Los resultados sugieren que los participantes eligieron fotografías privilegiando elementos relacionados con edificios, que movilizaron contenidos de Geometría y la Medida. La experiencia tuvo un impacto positivo en ellos, brindándoles un "ojo matemático" para los objetos cotidianos, buscando las matemáticas subyacentes de manera más consciente, pero expresaron que el diseño de tareas cognitivas de alto nivel es difícil.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3448
Aparece nas colecções:ESE - Artigos indexados a outros indexadores

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
valebarbosa.pdf1.09 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.