Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3501
Title: O abandono académico no ensino superior: contributos do Projecto Ancoragem para o desenvolvimento dos estudantes
Authors: Faria, Carla
Sousa, Lígia
Bastos, Alice
Keywords: Abandono/dropouts
Sucesso académico
Desenvolvimento dos estudantes do ensino superior
Issue Date: 2013
Publisher: Associação Portuguesa de Psicologia
Citation: Faria, C., Sousa, L., & Bastos, A. (2013). O abandono académico no ensino superior: contributos do Projecto Ancoragem para o desenvolvimento dos estudantes. In A. Pereira, M. Calheiros, P. Vagos, I. Direito, S. Monteiro, C. F. da Silva, & A. A. Gomes (Eds.), Livro de Actas do VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 234–241). Associação Portuguesa de Psicologia. http://hdl.handle.net/10316/47379
Abstract: A literatura internacional aponta para taxas elevadas de dropouts no ES com implicações para a trajectória desenvolvimental dos estudantes. Face às transformações profundas que o ES português sofreu, a questão do dropouts tem assumido contornos distintos, existindo indicadores sobre aumento da perda de estudantes e do insucesso académico. Neste contexto, desenvolveu-se o Projecto Ancoragem cujos principais objectivos são: caracterizar o abandono/dropouts no IPVC; identificar as principais razões do abandono/dropouts; e desenvolver medidas de ancoragem e de promoção do sucesso académico. O Projecto encontra-se estruturado em três fases: sinalização dos dropouts no IPVC (Fase 1); caracterização dos droptous e identificação dos motivos do abandono (Fase 2); e desenho de medidas de ancoragem e promoção do sucesso académico (Fase 3). Na presente comunicação apresentam-se os resultados relativos às Fases 1 e 2, e implicações para a fidelização dos estudantes e promoção do sucesso académico.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3501
ISBN: 978-989-96606-1-8
Appears in Collections:ESE - Artigos em conferência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Capitulo_Abandono_2013.pdf4.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.