Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3503
Title: | As representações: escolhas eficazes na resolução de problemas |
Authors: | Barbosa, Ana Vale, Isabel |
Keywords: | Resolução de problemas Representações matemáticas |
Issue Date: | 31-Dec-2022 |
Publisher: | Associação de Professores de Matemática |
Citation: | Barbosa, A., & Vale, I. (2022). As representações: Escolhas eficazes na resolução de problemas. Educação e Matemática, 166, 19–24. |
Abstract: | É um facto que as tarefas que cada professor seleciona para as suas aulas constituem a base para a aprendizagem dos alunos e a sua natureza influencia, de forma significativa, o tipo de trabalho que é desenvolvido na aula de matemática. Pelo que se devem propor tarefas que promovam o raciocínio e a resolução de problemas, permitir vários modos de abordagem e estratégias de resolução diversificadas, recorrendo a diferentes representações. As representações são uma ferramenta imprescindível na resolução de problemas pois permitem apoiar a compreensão matemática, ajudar o aluno a comunicar as suas ideias, clarificar o raciocínio através das conexões que se podem estabelecer e podem ser usadas na aplicação de conceitos matemáticos no mundo real. Neste sentido, espera-se que os alunos sejam capazes de compreender e aplicar com fluência uma diversidade de representações matemáticas. Este é um assunto importante, que se reveste de alguma complexidade, tendo em conta a multiplicidade de representações que se podem utilizar na aprendizagem da matemática. Depois de uma breve discussão teórica que inclui alguns exemplos ilustrativos, apresentamos quatro tarefas que podem encorajar professores e alunos a pensar de modo flexível na resolução de problemas, através do recurso a múltiplas representações. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3503 |
Appears in Collections: | ESE - Artigos indexados a outros indexadores |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
As_representaA_A_es__escolhas.pdf Restricted Access | 1.27 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.