Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3503
Title: As representações: escolhas eficazes na resolução de problemas
Authors: Barbosa, Ana
Vale, Isabel
Keywords: Resolução de problemas
Representações matemáticas
Issue Date: 31-Dec-2022
Publisher: Associação de Professores de Matemática
Citation: Barbosa, A., & Vale, I. (2022). As representações: Escolhas eficazes na resolução de problemas. Educação e Matemática, 166, 19–24.
Abstract: É um facto que as tarefas que cada professor seleciona para as suas aulas constituem a base para a aprendizagem dos alunos e a sua natureza influencia, de forma significativa, o tipo de trabalho que é desenvolvido na aula de matemática. Pelo que se devem propor tarefas que promovam o raciocínio e a resolução de problemas, permitir vários modos de abordagem e estratégias de resolução diversificadas, recorrendo a diferentes representações. As representações são uma ferramenta imprescindível na resolução de problemas pois permitem apoiar a compreensão matemática, ajudar o aluno a comunicar as suas ideias, clarificar o raciocínio através das conexões que se podem estabelecer e podem ser usadas na aplicação de conceitos matemáticos no mundo real. Neste sentido, espera-se que os alunos sejam capazes de compreender e aplicar com fluência uma diversidade de representações matemáticas. Este é um assunto importante, que se reveste de alguma complexidade, tendo em conta a multiplicidade de representações que se podem utilizar na aprendizagem da matemática. Depois de uma breve discussão teórica que inclui alguns exemplos ilustrativos, apresentamos quatro tarefas que podem encorajar professores e alunos a pensar de modo flexível na resolução de problemas, através do recurso a múltiplas representações.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3503
Appears in Collections:ESE - Artigos indexados a outros indexadores

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
As_representaA_A_es__escolhas.pdf
  Restricted Access
1.27 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.