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Title: Educação para o Desenvolvimento e Ciências Naturais: ENTRECRUZANDO SABERES - uma abordagem no 2.º CEB
Authors: Lima, Fátima
Neves, Luísa
Keywords: Educação para o desenvolvimento
Ciências naturais
6.º ano de escolaridade
Microorganismos
Higiene
Problemas sociais
Issue Date: 2019
Publisher: EdProf e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Citation: Lima, F., & Neves, L. (2019). Educação para o Desenvolvimento e Ciências Naturais: ENTRECRUZANDO SABERES - uma abordagem no 2.o CEB. In A. Barbosa, Peixoto, E. Cunha, F. Fernandes, G. Barbosa, I. Vale, L. Fonseca, L. Saraiva, & L. Neves (Eds.), Livro de atas do VI encontro ensinar e aprender com criatividade dos 3 aos 12 anos (pp. 119–136). EdProf e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. https://criaese.wixsite.com/cria2019
Abstract: O mundo atual caracteriza-se por mudanças de caráter global que afetam a humanidade. Neste contexto, importa educar os estudantes no sentido de refletir criticamente, tornando-se cidadãos ativos e criativos, aptos a tomar decisões informadas visando o bem comum. Os sistemas de ensino europeus e as orientações metodológicas de Ciências Naturais (CN) apontam nesse sentido. Também há unanimidade sobre a relevância da Educação para o Desenvolvimento (ED) e no reconhecer a escola como lugar privilegiado para o desenrolar da mesma. Porém, apesar de os professores terem um papel determinante para que as crianças compreendam as questões mundiais ao mesmo tempo que adquirem valores, conhecimentos e competências, geralmente não é feita a integração curricular dessas temáticas. No sentido de contrariar esta realidade foi desenvolvido um estudo numa turma do 6° ano de escolaridade, com os objetivos de delinear e implementar propostas didáticas cruzando temáticas de ED com conteúdos curriculares de CN e compreender o seu impacto ao nivel das aprendizagens e da empatia provocada nos alunos. Optou-se por uma metodologia qualitativa de cariz interpretativo, sendo a recolha de dados baseada em observação participante, documentos produzidos pelos alunos e um questionário. Os resultados obtidos evidenciam a possibilidade de integrar temáticas de ED nas aulas de CN sem perturbar as aprendizagens curriculares previstas, possibilitando alcançar simultaneamente objetivos de ED e indo ao encontro dos interesses dos alunos.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3507
ISBN: 978-989-8756-24-4
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