Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3597
Title: Brincar em tempos de pandemia no pré-escolar: conceções de Encarregados de Educação e de Educadores de Infância
Authors: Ferreira, Ana Margarida Alves
Oliveira, Joana Maria Guimarães de
Maio, Sara Filipa Marques
Keywords: Brincar
COVID-19
Confinamento
Educação pré-escolar
Play
COVID-19
Lockdown
Preschool education
Issue Date: 23-Oct-2023
Abstract: Este relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Viana de Castelo, e está dividido em três partes. A intervenção da PES decorre num contexto de Educação Pré-Escolar e num contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, dando assim a oportunidade de desenvolver um estudo investigativo numa destas etapas escolares. O estudo inseriu-se na Educação Pré-Escolar e teve como objetivo central refletir sobre as repercussões que a pandemia COVID-19 teve na vida e no desenvolvimento das crianças, para isso, procurou-se dar resposta a três questões investigativas: (i) Qual a perceção dos Educadores de Infância e dos Encarregados de Educação sobre a importância de brincar em idade pré-escolar?; (ii) Quais foram os constrangimentos e oportunidades decorrentes do confinamento causado pela pandemia COVID-19 nas brincadeiras das crianças em idade pré- escolar?; (iii) Como é que foi operacionalizada a relação entre Família/Jardim de Infância durante o confinamento? Deste modo, optou-se por uma metodologia predominantemente quantitativa e, como método e instrumento de recolha de dados recorreu-se ao inquérito por questionário. A amostra deste estudo é constituída por 72 encarregados de educação e 70 educadores de infância. Após a análise dos dados foi possível verificar que os educadores de infância e os encarregados de educação consideram que brincar é muito importante para o desenvolvimento global das crianças, sendo por isso uma fonte de desenvolvimento, aprendizagem e construção de conhecimentos. Com a pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, concluiu-se que houve uma maior aproximação entre a família durante as brincadeiras e as crianças ficaram a conhecer melhor os seus gostos e preferências, contudo, o confinamento conduziu à falta de socialização com outras crianças, ao uso excessivo de tecnologias e à diminuição da brincadeira no exterior. A dinamização feita entre Família/ Jardim de Infância decorreu principalmente através de sessões síncronas e assíncronas, onde foi mantido o contacto com entusiasmo entre ambas as partes.
This report was developed within the scope of the Supervised Teaching Practice (PES) curricular unit, inserted in the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education at the Higher Education School of Viana de Castelo, and is divided into three parts. The intervention of PES takes place in a context of Pre-School Education and in a context of the 1st Cycle of Basic Education, thus giving the opportunity to develop an investigative study in one of these school stages. The study was part of Pre-School Education and had as its central objective to reflect on the repercussions that the COVID-19 pandemic had on the lives and development of children. What is the perception of Early Childhood Educators and Parents about the importance of playing at preschool age?; (ii) What were the constraints and opportunities arising from the confinement caused by the COVID-19 pandemic in the play of preschool children?; (iii) How was the relationship between Family/Kindergarten operationalized during confinement? In this way, a predominantly quantitative methodology was chosen and, as a method and instrument for data collection, a questionnaire survey was used. The sample for this study consists of 72 guardians and 70 kindergarten teachers. After analyzing the data, it was possible to verify that kindergarten teachers and guardians consider that playing is very important for the overall development of children, being therefore a source of development, learning and construction of knowledge. With the pandemic caused by the SARS-CoV-2 virus, it was concluded that there was a closer relationship between the family during games and children got to know their tastes and preferences better, however, confinement led to a lack of socialization with other children, the excessive use of technology and the decrease in outdoor play. The dynamism carried out between the Family/ Kindergarten took place mainly through synchronous and asynchronous sessions, where contact was maintained with enthusiasm between both parties.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3597
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sara_Maio.pdf4.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.