Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3598
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSousa-Pereira, Fátima-
dc.contributor.authorLeite, Carlinda-
dc.date.accessioned2023-10-30T16:51:18Z-
dc.date.available2023-10-30T16:51:18Z-
dc.date.issued2019-04-04-
dc.identifier.citationSousa-Pereira, F., & Leite, C. (2019). Política do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e desafios para a formação de professores. Revista de Educação, Ciência e Cultura, 24(1), 113–122. https://doi.org/10.18316/recc.v24i1.5603pt_PT
dc.identifier.issn2236-6377-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3598-
dc.description.abstractO artigo analisa a medida política portuguesa relativa ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÂO, 2017), e o que ela implica para o exercício docente e para a formação inicial de professores Partindo de um referencial teórico que apela à mudança e à ruptura com perspectivas curriculares tradicionais e tecnicistas, foi realizado um estudo que recolheu dados de 77 estudantes de uma Instituição de Ensino Superior do norte de Portugal, a frequentar o último ano de um curso de licenciatura que antecede o mestrado de formação inicial e profissional de professores de Educação Básica. A recolha de dados foi realizada recorrendo a portfolios reflexivos realizados individualmente pelos estudantes e permitiu identificar modos de trabalho pedagógico em uso na formação inicial de professores que estes consideram mais relevantes para a promoção de aprendizagens ativas e significativas. Os resultados do estudo permitiram identificar uma diversidade de práticas pedagógicas que poderão ser facilitadoras da construção de um perfil de professor adequado ao desenvolvimento deste Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória. ABSTRACT : The paper analyzes Portuguese political measure regarding Students Profile Leaving Compulsory Education(MINISTRY OF EDUCATION, 2017), and what it implies for teaching exercise and for initial teacher training. Starting from a theoretical framework that calls for change and a break with traditional and technical curricular perspectives, a study was carried out that collected data from 77 students of a Higher Education Institution of north of Portugal, attending the last year of a degree course that precedes the master’s degree of initial and professional teacher training for Basic Education. Data collection was carried out using reflexive portfolios, developed individually by students, and allowed to identify ways of pedagogical work in use in initial teacher training that they consider more relevant for promotion of active and meaningful learning. The results of the study allowed the identification of a diversity of pedagogical practices that could facilitate the construction of a teacher profile suitable to the development of this Students Profile Leaving Compulsory Education.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade LaSalle Editorapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectFormação inicial de professorespt_PT
dc.subjectPerfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatóriapt_PT
dc.subjectPolítica educativa em Portugalpt_PT
dc.subjectModos de trabalho pedagógicopt_PT
dc.subjectInitial teacher trainingpt_PT
dc.subjectStudents profile leaving compulsory educationpt_PT
dc.subjectEducational policy in Portugalpt_PT
dc.subjectPedagogical approachespt_PT
dc.titlePolítica do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e desafios para a formação de professorespt_PT
dc.title.alternativeStudents profile leaving compulsory educationpolicy and challenges for teacher trainingpt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.date.updated2022-11-10T23:58:12Z-
dc.description.versionA11D-C969-8086 | Maria de Fátima de Sousa Pereira-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.slugcv-prod-1789837-
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5603pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage113pt_PT
degois.publication.lastPage122pt_PT
degois.publication.volume24pt_PT
degois.publication.issue1pt_PT
degois.publication.titleRevista de Educação, Ciência e Culturapt_PT
degois.publication.locationBrasilpt_PT
dc.identifier.doi10.18316/recc.v24i1.5603-
Appears in Collections:ESE - Artigos indexados a outros indexadores



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.