Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3598
Título: Política do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e desafios para a formação de professores
Outros títulos: Students profile leaving compulsory educationpolicy and challenges for teacher training
Autores: Sousa-Pereira, Fátima
Leite, Carlinda
Palavras-chave: Formação inicial de professores
Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Política educativa em Portugal
Modos de trabalho pedagógico
Initial teacher training
Students profile leaving compulsory education
Educational policy in Portugal
Pedagogical approaches
Data: 4-Abr-2019
Editora: Universidade LaSalle Editora
Citação: Sousa-Pereira, F., & Leite, C. (2019). Política do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e desafios para a formação de professores. Revista de Educação, Ciência e Cultura, 24(1), 113–122. https://doi.org/10.18316/recc.v24i1.5603
Resumo: O artigo analisa a medida política portuguesa relativa ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÂO, 2017), e o que ela implica para o exercício docente e para a formação inicial de professores Partindo de um referencial teórico que apela à mudança e à ruptura com perspectivas curriculares tradicionais e tecnicistas, foi realizado um estudo que recolheu dados de 77 estudantes de uma Instituição de Ensino Superior do norte de Portugal, a frequentar o último ano de um curso de licenciatura que antecede o mestrado de formação inicial e profissional de professores de Educação Básica. A recolha de dados foi realizada recorrendo a portfolios reflexivos realizados individualmente pelos estudantes e permitiu identificar modos de trabalho pedagógico em uso na formação inicial de professores que estes consideram mais relevantes para a promoção de aprendizagens ativas e significativas. Os resultados do estudo permitiram identificar uma diversidade de práticas pedagógicas que poderão ser facilitadoras da construção de um perfil de professor adequado ao desenvolvimento deste Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória. ABSTRACT : The paper analyzes Portuguese political measure regarding Students Profile Leaving Compulsory Education(MINISTRY OF EDUCATION, 2017), and what it implies for teaching exercise and for initial teacher training. Starting from a theoretical framework that calls for change and a break with traditional and technical curricular perspectives, a study was carried out that collected data from 77 students of a Higher Education Institution of north of Portugal, attending the last year of a degree course that precedes the master’s degree of initial and professional teacher training for Basic Education. Data collection was carried out using reflexive portfolios, developed individually by students, and allowed to identify ways of pedagogical work in use in initial teacher training that they consider more relevant for promotion of active and meaningful learning. The results of the study allowed the identification of a diversity of pedagogical practices that could facilitate the construction of a teacher profile suitable to the development of this Students Profile Leaving Compulsory Education.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3598
ISSN: 2236-6377
Aparece nas colecções:ESE - Artigos indexados a outros indexadores



Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.