Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3695
Title: A troca de correspondência como estratégia para evidenciar a comunicação matemática escrita
Authors: Barbosa, Ana
Vale, Isabel
Keywords: Formação inicial de professores
Comunicação matemática escrita
Feedback
Issue Date: Oct-2019
Publisher: Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém
Citation: Barbosa, A., & Vale, I. (2019). A troca de correspondência como estratégia para evidenciar a comunicação matemática escrita. In M. José, C. Paulino, & J. Samartinho (Eds.), Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019 - IEMC2019 (145-151). Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém. http://hdl.handle.net/10400.15/3339
Abstract: Este artigo relata parte de um estado em curso que pretende compreender e caracterizar a comunicação escrita de futuros professores num contexto de troca de correspondência com alunos do ensino básico, em particular a natureza do feedback. Nele participam sete estudantes da formação inicial de professores que interagiram através de cartas com alunos do 3.º ano de escolaridade. Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, tendo-se recolhido os dados através da observação e das produções escritas. Os resultados mostram que os futuros professores valorizaram esta experiência, encarando-a como útil e eficaz no desenvolvimento da comunicação escrita. Tiveram oportunidade de identificar cuidados a ter, como a adequação do discurso, a necessidade de conhecer orientações curriculares e a importância do conhecimento do contexto. O tipo de feedback foi diversificado, procurando ir ao encontro das características da escrita avaliativa.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3695
ISBN: 978-989-54541-0-5
Appears in Collections:ESE - Artigos em conferência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Barbosa_Vale2019_Artigos_ebook_IEMC2019_1.pdf4.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.