Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3695
Title: | A troca de correspondência como estratégia para evidenciar a comunicação matemática escrita |
Authors: | Barbosa, Ana Vale, Isabel |
Keywords: | Formação inicial de professores Comunicação matemática escrita Feedback |
Issue Date: | Oct-2019 |
Publisher: | Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém |
Citation: | Barbosa, A., & Vale, I. (2019). A troca de correspondência como estratégia para evidenciar a comunicação matemática escrita. In M. José, C. Paulino, & J. Samartinho (Eds.), Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019 - IEMC2019 (145-151). Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém. http://hdl.handle.net/10400.15/3339 |
Abstract: | Este artigo relata parte de um estado em curso que pretende compreender e caracterizar a comunicação escrita de futuros professores num contexto de troca de correspondência com alunos do ensino básico, em particular a natureza do feedback. Nele participam sete estudantes da formação inicial de professores que interagiram através de cartas com alunos do 3.º ano de escolaridade. Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, tendo-se recolhido os dados através da observação e das produções escritas. Os resultados mostram que os futuros professores valorizaram esta experiência, encarando-a como útil e eficaz no desenvolvimento da comunicação escrita. Tiveram oportunidade de identificar cuidados a ter, como a adequação do discurso, a necessidade de conhecer orientações curriculares e a importância do conhecimento do contexto. O tipo de feedback foi diversificado, procurando ir ao encontro das características da escrita avaliativa. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3695 |
ISBN: | 978-989-54541-0-5 |
Appears in Collections: | ESE - Artigos em conferência |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Barbosa_Vale2019_Artigos_ebook_IEMC2019_1.pdf | 4.43 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.