Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3737
Title: Gabinete de Estudos de Educação para o Desenvolvimento: aprendizagens de um caminho percorrido
Authors: Coelho, La Salete
Neves, Luísa
Oliveira, Joana
Keywords: Cooperação para o desenvolvimento
Educação para o desenvolvimento
Educação para a cidadania global
Ensino superior
Development cooperation
Development education
Global citizenship education
Higher education
Issue Date: 2017
Publisher: CIEC-UM; ESE-IPVC
Citation: Coelho, L. S., Neves, L., & Oliveira., J. (2017). Gabinete de Estudos de Educação para o Desenvolvimento: Aprendizagens de um caminho percorrido. Diálogos com a Arte - Revista de Arte, Cultura e Educação, 7, 61-80. https://eseipvc.wixsite.com/dialogoscomaarte
Abstract: Desde 2000, a Escola Superior de Educação (ESE-IPVC), uma escola integrada no Instituto Politécnico de Viana do Castelo, cuja missão é formar profissionais qualificados nas áreas de Educação, Trabalho Social, Artes e Cultura tem um Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento (GEED) que coordenou, durante 13 anos, um programa internacional de Cooperação para o Desenvolvimento, na área da Educação, e um programa de voluntariado e mobilidade com países africanos lusófonos, nomeadamente Angola, Cabo Verde e Guiné-Bissau. Através desses programas, os e as estudantes tiveram a possibilidade de trabalhar e refletir sobre questões relacionadas com a educação intercultural e a cidadania global. Atualmente, o GEED está mais dedicado aos projetos de implementação e investigação na área da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global (ED/ECG). A experiência adquirida pelo GEED e o seu pioneirismo nestas temáticas fez com que, em 2011, fosse convidado pelo então Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (atual CAMÕES, Instituto de Cooperação e da Língua, I.P) para coordenar o processo de acompanhamento e monitorização da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED). Este papel e experiência foram reforçados, em 2015, com a participação num projeto europeu, liderado pela Província Autónoma de Trento, em Itália, o projeto Global Schools: Aprender a (con)viver que visa a integração da ED/ECG nos currículos do ensino básico. Neste artigo é apresentada a experiência do GEED partilhando-se alguns dos principais desafios e lições aprendidas. ABSTRACT: Since 2000, the Higher School of Education (ESE-IPVC), a school integrated in the Polytechnic Institute of Viana do Castelo, whose mission is to educate qualified professionals in the fields of Education, Social Work, Arts and Culture has a Unit for Education and Development Studies (GEED) that run, for 15 years, an international program on Education and Cooperation and a volunteer and mobility program with Lusophone African countries, namelyAngola, Cape- Verde and Guinea-Bissau. Through those programs our students had the possibility to work and reflect upon issues related to intercultural education and global citizenship. Nowadays, GEED is more devoted to Development Education/Global Citizenship Education (DE/GCE) implementation and research projects.Due to GEED’s reputation, in 2010 it was invited by the Portuguese Agency for Cooperation and Aid - CAMÕES, Institute of Cooperation and Language - to work as a support team for the Steering Group of the Portuguese National Strategy of Development Education. This role and experience was reinforced, in 2015 with the participation in an international partnership, led by the Autonomous Province of Trento, Italy, in the project Global Schools: EYD 2015 to embed Global Learning in primary education, which aims to address development issues in the formal educational curricula in Primary Schools. In this paper some considerations are made and some lessons learned are shared.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3737
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