Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3740
Title: Trabalho experimental no 1ºCEB: concepções e práticas de professores
Authors: Neves, Luísa
Peixoto, Ana
Fernandes, Fátima
Oliveira, Joana
Faria, Maria dos Anjos
Costa, Patrícia
Ramalho, Sandra
Guedes, Sónia
Keywords: Ciências
Trabalho experimental
Formação contínua
1CEB
Issue Date: 2009
Publisher: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco
Citation: Neves, L., Peixoto, A., Fernandes, F., Oliveira, J., Faria, M. A., Costa, P., Ramalho, S., & Guedes, S. (2009). Trabalho experimental no 1ºCEB: Concepções e práticas de professores. In F. Paixão & F. R. Jorge (Eds.), Educação e Formação: Ciência, Cultura e Cidadania. Actas XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências (pp. 556-567). Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. https://apeduc.ipcb.pt/wp-content/uploads/2022/06/Livro_Actas-XIII-Enec.pdf
Abstract: A comunicação que se apresenta respeita a uma fase preliminar de um estudo mais alargado que visa identificar concepções e práticas dos professores do 1CEB do distrito de Viana do Castelo relativamente ao trabalho experimental (TE), tendo em vista a avaliação do impacto do Programa de Formação em Ciências Experimentais para Professores do 1CEB (PFPEEC ) na evolução/mudança dessas concepções e práticas. Os dados obtidos através da aplicação de um inquérito a um grupo restrito de professores não permitem inferir a existência de uma relação causa efeito entre estas duas variáveis, já que o número de respondentes não envolvidos na formação foi escasso e não se observaram diferenças significativas entre os dois grupos. A frequência de realização de TE nas escolas envolvidas fica aquém do que se seria desejável, sendo ainda questionável se o que realizam são actividades em que há controlo e manipulação de variáveis ou apenas actividades com manipulação de materiais. Isto, porque a maior parte dos respondentes aponta o manual escolar como principal fonte na preparação dessas aulas, e é sabido que esses recursos condicionam o tipo de actividades práticas realizadas em contexto de sala de aula e geralmente não incluem actividades tipo TE. Os resultados obtidos sugerem a necessidade de reformular o questionário antes de o utilizar no estudo principal, recorrendo a instrumentos diversificados de recolha de dados de modo a aferir da realidade das práticas e, consequentemente, concluir sobre o impacto da frequência do PFPEEC.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3740
ISBN: 978-989-95831-2-2
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