Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3771
Title: Impressões: notas para a contemplação do último rosto
Authors: Tavares, Daniel
Keywords: Retrato
Extinção
Espécie
Herberto Helder
Romeo Castellucci
Portrait
Extinction
Species
Herberto Helder
Romeo Castellucci
Issue Date: 2023
Publisher: Universidade Nova de Lisboa. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Instituto de História da Arte (IHA/NOVA FCSH); Universidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)
Citation: Tavares, D. (2023). Impressões: notas para a contemplação do último rosto. In B. Marques, & E. Ribeiro (Coords.), Conversas sobre retratos (pp. 106-116). IHA/NOVA FCSH e CEHUM. https://hdl.handle.net/1822/82647
Abstract: Tomando como ponto de partida o termo retrato enquadrado como categoria representativa enraizada na arte e cultura ocidentais de forma muito particular, especialmente a partir do Renascimento, consideramos que a aparição da figura do artista no campo da autorrepresentação tem vindo a derivar para um progressivo deslocamento rumo a zonas identitárias distintas, mais coletivas do que individuais. Pretende-se abrir a hipótese de leitura da categoria enquanto identidade coletiva, expandida até à espécie ou, por outras palavras, o retrato do ser humano que começa a ser desenhado a partir da antecipação do seu próprio fim. Desde os mitos fundadores que o retrato é entendido como resposta à morte e é a partir deste mote que se apresentam as variações e evoluções dos conceitos de impressão e de figura em (auto)representações que vaticinem o fim e a extinção. Uma impressão que é marca – mas também presságio – de um progressivo distanciamento de um eu para um nós, para um nada. ABSTRAC: Taking as our starting point the term portrait framed as a representative category rooted in Western art and culture in a very particular way, especially since the Renaissance, we consider that the appearance of the figure of the artist in the field of self-representation has been drifting towards a progressive displacement regarding distinct identity zones, more collective than individual. We intend to open the hypothesis of reading the category as a collective identity, expanded to the species or, in other words, the portrait of the human being that begins to be drawn from the anticipation of his end. Since its founding myths, the portrait has been understood as a response to death. This motto presents variations and evolutions of the concepts of impression and figure in (self)representations that foresee the end and extinction. An impression that is a mark - but also an omen - of a progressive distancing from an “I” to an “us”, to nothing
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3771
ISBN: 978-989-54405-9-7
Appears in Collections:ESE - Capítulo de livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ebook_ConversasRetrato_2023-part-2.pdf752.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.