Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3830
Title: Aprendizagens em espaços não formais - olhares da (na) formação de professores
Other Titles: Learning in non-formal spaces - looks at (in) teacher training
Authors: Barbosa, Ana
Barbosa, Gabriela
Keywords: Formação inicial de professores
Estágio
Contextos não formais de aprendizagem
Conexões
Issue Date: Jul-2019
Publisher: EdProf e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Citation: Barbosa, A., & Barbosa, G. (2019). Aprendizagens em espaços não formais - olhares da (na) formação de professores. In A. Barbosa, A. Peixoto, E. Cunha, F. Fernandes, G. Barbosa, I. Vale, L. Fonseca, L. Saraiva, & L. Neves (Eds.), Livro de atas do VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos / Proceedings of the 1st International Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old (pp. 242–253). EdProf e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. https://criaese.wixsite.com/cria2019
Abstract: Este trabalho pretende compreender o impacto em futuros professores do 1.º CEB de uma experiência de ensino e aprendizagem, realizada fora da sala de aula e numa perspetiva de integração curricular, durante o período de estágio. Foram formuladas as seguintes questões de investigação: Que dificuldades e potencialidades identificam no planeamento? Que dificuldades e potencialidades identificam na implementação de um trabalho desta natureza? Participaram neste estudo oito professoras estagiárias (PE), tendo-se adotado uma metodologia qualitativa. Os dados foram recolhidos através de um questionário, produções escritas e registos fotográficos. Os resultados permitiram perceber que ao nível do planeamento as PE apresentam como dificuldades: a gestão/dinâmica dos grupos e dos tempos das tarefas; a seleção de atividades em conformidade com as características do espaço; a seleção de uma temática de partida. As PE identificam que planear uma situação desta natureza é desafiante pela oportunidade de pensar dinâmicas de aprendizagem mais significativas; e a possibilidade de fazer interagir os alunos com o meio ambiente. Ao nível da implementação os resultados mostram que algumas das dificuldades sentidas no planeamento se repetem, nomeadamente a gestão do tempo das tarefas e o controle do comportamento dos alunos fora da sala de aula. A conexão entre as áreas parece facilitada e os alunos estiveram mais motivados e realizaram as atividades com maior satisfação do que a que apresentam habitualmente em sala de aula.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3830
ISBN: 978-989-8756-24-4
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