Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3843
Title: | Matemática + Histórias Infantis = conexões criativas no pré-escolar |
Other Titles: | Math + Children's Stories = creative connections in preschool |
Authors: | Vaz, M. Barbosa, A. |
Keywords: | Educação pré-escolar Matemática Histórias infantis Resolução de problemas Comunicação matemática |
Issue Date: | Jul-2016 |
Citation: | Vaz, M., & Barbosa, A. (2016). Matemática + Histórias Infantis = conexões criativas no pré-escolar. In A. Barbosa, & I. Vale (Eds.), Atas do 4º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos – 2016. EdProf e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. |
Abstract: | Com este trabalho pretendia-se compreender de que modo as histórias infantis podem contribuir para o desenvolvimento de capacidades transversais, como a resolução de problemas e a comunicação matemática, de crianças em idade pré-escolar, promovendo a criatividade. Para isso, adotou- se uma metodologia qualitativa, realizando um estudo exploratório com dezassete crianças com idades entre os 3 e os 5 anos. Foi desenhada uma sequência de tarefas, tendo como ponto de partida histórias com potencialidades para permitir a exploração de capacidades e temas matemáticos. A análise dos dados permitiu verificar que as histórias usadas contribuíram para que as crianças mantivessem a motivação e o empenho durante a realização das tarefas, participando na resolução dos problemas propostos e comunicando usando termos matemáticos específicos com correção. Foi evidente que, ao longo do estudo, usaram diferentes estratégias na resolução dos problemas propostos. Do mesmo modo, foi notório o refinamento de vocabulário relacionado com os temas abordados, sendo coerentes e claras na exposição dos seus raciocínios, usando terminologia adequada. Os resultados deste estudo permitiram ainda concluir que, durante o período em que as crianças realizaram as tarefas, foi havendo sempre uma evolução significativa, quer ao nível da resolução de problemas quer ao nível da comunicação matemática. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3843 |
ISBN: | 978-989-8756-09-1 |
Appears in Collections: | ESE - Artigos em conferência |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
_30_CRIA2016-Vaz_Barbosa-2016.pdf | 755.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.