Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3844
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVale, Isabel-
dc.contributor.authorBarbosa, Ana-
dc.date.accessioned2024-01-17T13:52:23Z-
dc.date.available2024-01-17T13:52:23Z-
dc.date.issued2017-05-
dc.identifier.citationVale, I., & Barbosa, A. (2017). Comunicação matemática: A articulação entre ver, ouvir e falar. In M. V. Pires, C. Mesquita, R. P. Lopes, G. Santos, M. Cardoso, J. Sousa, E. Silva, & C. Teixeira (Eds.), II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): Livro de atas (pp. 258-265). Instituto Politécnico de Bragança.pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-745-222-4-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3844-
dc.description.abstractDurante uma aula de matemática, escolhemos tarefas matemáticas que evocam matemática significativa e motivam os alunos a discutir o seu pensamento matemático? Uma ideia é apresentada e/ou compreendida da maneira que queremos? A natureza das tarefas propostas na sala de aula de matemática, bem como a natureza do questionamento e da discussão promovida pelo professor têm claras implicações na qualidade da comunicação estabelecida na sala de aula, e consequentemente, na aprendizagem dos alunos. Comunicar uma ideia ou pensamento a outra pessoa, de forma clara, requer organização e conhecimento de factos e conceitos precisos, porém isso nem sempre é feito e/ou entendido como planeado. Salientando que podemos comunicar de diferentes maneiras - formalmente ou informalmente, oralmente, por escrito ou usando gestos. Destacamos os contextos visuais como um forte apoio para a compreensão e explicação de conceitos e ideias, especialmente para os alunos mais jovens. Nesta comunicação apresenta-se um estudo onde se discute as dificuldades e reações de futuros professores em relação a tarefas que privilegiam diferentes formas de comunicação em contextos visuais. As tarefas propostas concentram-se em ver as informações diretamente ou ouvir as informações sem ver. Este estudo de natureza qualitativa foi desenvolvido com futuros professores de educação básica numa disciplina no âmbito da didática da matemática. Os resultados mostram que os alunos reagiram positivamente às tarefas propostas, manifestando interesse e motivação apesar de algumas dificuldades reveladas na comunicação. Reconheceram as dificuldades sentidas na realização de algumas tarefas e constataram o seu potencial para desenvolver/melhorar o conhecimento matemático e o discurso matemático.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Bragançapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectFormação inicial de professorespt_PT
dc.subjectComunicação matemáticapt_PT
dc.subjectContextos visuaispt_PT
dc.titleComunicação matemática: a articulação entre ver, ouvir e falarpt_PT
dc.title.alternativeMathematical communication: the articulation between seeing, hearing and speakingpt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
dc.date.updated2023-12-30T19:11:37Z-
dc.description.version0D1E-4824-1244 | Ana Cristina Coelho Barbosa-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.slugcv-prod-702462-
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10198/4960pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage258pt_PT
degois.publication.lastPage265pt_PT
degois.publication.titleII Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): Livro de ataspt_PT
degois.publication.locationBragança, Portugalpt_PT
Appears in Collections:ESE - Artigos em conferência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
_24_INCTE17-Vale_Barbosa-2017.pdf7.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.