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http://hdl.handle.net/20.500.11960/3844
Título: | Comunicação matemática: a articulação entre ver, ouvir e falar |
Outros títulos: | Mathematical communication: the articulation between seeing, hearing and speaking |
Autores: | Vale, Isabel Barbosa, Ana |
Palavras-chave: | Formação inicial de professores Comunicação matemática Contextos visuais |
Data: | Mai-2017 |
Editora: | Instituto Politécnico de Bragança |
Citação: | Vale, I., & Barbosa, A. (2017). Comunicação matemática: A articulação entre ver, ouvir e falar. In M. V. Pires, C. Mesquita, R. P. Lopes, G. Santos, M. Cardoso, J. Sousa, E. Silva, & C. Teixeira (Eds.), II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): Livro de atas (pp. 258-265). Instituto Politécnico de Bragança. |
Resumo: | Durante uma aula de matemática, escolhemos tarefas matemáticas que evocam matemática significativa e motivam os alunos a discutir o seu pensamento matemático? Uma ideia é apresentada e/ou compreendida da maneira que queremos? A natureza das tarefas propostas na sala de aula de matemática, bem como a natureza do questionamento e da discussão promovida pelo professor têm claras implicações na qualidade da comunicação estabelecida na sala de aula, e consequentemente, na aprendizagem dos alunos. Comunicar uma ideia ou pensamento a outra pessoa, de forma clara, requer organização e conhecimento de factos e conceitos precisos, porém isso nem sempre é feito e/ou entendido como planeado. Salientando que podemos comunicar de diferentes maneiras - formalmente ou informalmente, oralmente, por escrito ou usando gestos. Destacamos os contextos visuais como um forte apoio para a compreensão e explicação de conceitos e ideias, especialmente para os alunos mais jovens. Nesta comunicação apresenta-se um estudo onde se discute as dificuldades e reações de futuros professores em relação a tarefas que privilegiam diferentes formas de comunicação em contextos visuais. As tarefas propostas concentram-se em ver as informações diretamente ou ouvir as informações sem ver. Este estudo de natureza qualitativa foi desenvolvido com futuros professores de educação básica numa disciplina no âmbito da didática da matemática. Os resultados mostram que os alunos reagiram positivamente às tarefas propostas, manifestando interesse e motivação apesar de algumas dificuldades reveladas na comunicação. Reconheceram as dificuldades sentidas na realização de algumas tarefas e constataram o seu potencial para desenvolver/melhorar o conhecimento matemático e o discurso matemático. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3844 |
ISBN: | 978-972-745-222-4 |
Aparece nas colecções: | ESE - Artigos em conferência |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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