Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3853
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dc.contributor.authorFonseca, Lina-
dc.contributor.authorGonçalves, Teresa-
dc.contributor.authorBarbosa, Gabriela-
dc.contributor.authorBarbosa, Ana-
dc.contributor.authorPeixoto, Ana-
dc.contributor.authorTrabulo, Francisco-
dc.contributor.authorDias, Nelson-
dc.date.accessioned2024-01-18T14:45:23Z-
dc.date.available2024-01-18T14:45:23Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationFonseca, L., Gonçalves, T., Barbosa, G., Barbosa, A., Peixoto, A., Trabulo, F., & Dias, N. (2014). Educar para empreender: Uma experiência no Alto Minho com crianças dos 3 aos 12 anos. Criterios, res publica fulget: revista de pensamiento político y social, 13, 35-57.pt_PT
dc.identifier.issn1695-1840-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3853-
dc.description.abstractO desenvolvimento de capacidades empreendedoras das crianças, desde o jardim-de-infância, começa a ser considerado importante por diversas instituições e países. O tema do empreendedorismo é central na agenda de educação da Comissão Europeia tendo alguns países europeus definido políticas globais para a sua inserção nos planos curriculares, desde o nível pré-escolar até ao ensino superior. A palavra empreendedorismo pode ter vários significados, mas, em sentido lato, designa a capacidade individual de transformar ideias em ações e inclui, entre outros aspetos, criatividade, inovação e iniciativa, planeamento e implementação de projetos tendo em vista objetivos desejados. Educar para o empreendedorismo é desenvolver capacidades empreendedoras necessárias a qualquer cidadão que se pretenda ativo, participativo e crítico; estas capacidades podem ser potenciadas por vários contextos, mas o contexto escolar revela-se espaço privilegiado para o seu desenvolvimento. O projeto desenvolvido durante dois anos – Empreendedorismo para crianças dos 3 aos 12 anos - resultou da parceria estabelecida entre o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a comunidade intermunicipal do Alto Minho e a Associação Coração Delta. Teve por objetivo fomentar a apropriação social do espírito e cultura empreendedora por crianças do jardim-de-infância e 1º e 2º ciclos do ensino básico, e cruzou as vertentes da formação das crianças com as da formação inicial e contínua de professores.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherFundación Instituto de Estudios Políticos y Socialespt_PT
dc.relationFEDER/Candidatura ON2 Alto Minho Investpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEmpreendedorismopt_PT
dc.subjectEducar para o empreendedorismopt_PT
dc.subjectSoft skillspt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.titleEducar para empreender: uma experiência no Alto Minho com crianças dos 3 aos 12 anospt_PT
dc.title.alternativeEducating for entrepreneurship: an experiment in Alto Minho with children aged 3 to 12pt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.date.updated2023-12-30T18:36:03Z-
dc.description.version0D1E-4824-1244 | Ana Cristina Coelho Barbosa-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.slugcv-prod-702442-
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage35pt_PT
degois.publication.lastPage57pt_PT
degois.publication.volume13pt_PT
degois.publication.titleCriterios, res publica fulget: revista de pensamiento político y socialpt_PT
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