Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3853
Título: Educar para empreender: uma experiência no Alto Minho com crianças dos 3 aos 12 anos
Outros títulos: Educating for entrepreneurship: an experiment in Alto Minho with children aged 3 to 12
Autores: Fonseca, Lina
Gonçalves, Teresa
Barbosa, Gabriela
Barbosa, Ana
Peixoto, Ana
Trabulo, Francisco
Dias, Nelson
Palavras-chave: Empreendedorismo
Educar para o empreendedorismo
Soft skills
Formação de professores
Data: 2014
Editora: Fundación Instituto de Estudios Políticos y Sociales
Citação: Fonseca, L., Gonçalves, T., Barbosa, G., Barbosa, A., Peixoto, A., Trabulo, F., & Dias, N. (2014). Educar para empreender: Uma experiência no Alto Minho com crianças dos 3 aos 12 anos. Criterios, res publica fulget: revista de pensamiento político y social, 13, 35-57.
Resumo: O desenvolvimento de capacidades empreendedoras das crianças, desde o jardim-de-infância, começa a ser considerado importante por diversas instituições e países. O tema do empreendedorismo é central na agenda de educação da Comissão Europeia tendo alguns países europeus definido políticas globais para a sua inserção nos planos curriculares, desde o nível pré-escolar até ao ensino superior. A palavra empreendedorismo pode ter vários significados, mas, em sentido lato, designa a capacidade individual de transformar ideias em ações e inclui, entre outros aspetos, criatividade, inovação e iniciativa, planeamento e implementação de projetos tendo em vista objetivos desejados. Educar para o empreendedorismo é desenvolver capacidades empreendedoras necessárias a qualquer cidadão que se pretenda ativo, participativo e crítico; estas capacidades podem ser potenciadas por vários contextos, mas o contexto escolar revela-se espaço privilegiado para o seu desenvolvimento. O projeto desenvolvido durante dois anos – Empreendedorismo para crianças dos 3 aos 12 anos - resultou da parceria estabelecida entre o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a comunidade intermunicipal do Alto Minho e a Associação Coração Delta. Teve por objetivo fomentar a apropriação social do espírito e cultura empreendedora por crianças do jardim-de-infância e 1º e 2º ciclos do ensino básico, e cruzou as vertentes da formação das crianças com as da formação inicial e contínua de professores.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3853
ISSN: 1695-1840
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