Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3855
Title: Materiais manipuláveis para aprender e ensinar geometria
Other Titles: Manipulative materials for learning and teaching geometry
Authors: Vale, Isabel
Barbosa, Ana
Keywords: Materiais manipuláveis
Geometria
Futuros professores
Educação básica
Manipulative materials
Geometry
Future teachers
Elementary education
Issue Date: 2014
Publisher: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática - Instituto de Educação da UFRRJ
Citation: Vale, I., & Barbosa., A. (2014). Materiais manipuláveis para aprender e ensinar geometria. Boletim GEPEM, 65, 3-16. https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/28
Abstract: A utilização de materiais manipuláveis é sugerida por vários autores como sendo uma mais valia na construção de conceitos matemáticos. Assim o desenvolvimento do pensamento geométrico dos estudantes pode ser mais facilmente conseguido através de tarefas desafiantes que recorram a materiais manipuláveis diversificados. Deste modo é crucial que os (futuros) professores desenvolvam as aptidões necessárias para utilizar materiais na sala de aula, numa perspectiva de ensino e aprendizagem mais dinâmica e desafiadora. Pretende-se neste artigo relatar algumas experiências de sala de aula, baseadas em tarefas geométricas exploradas com recurso a materiais manipuláveis, onde é dada grande ênfase à resolução de problemas e à experimentação, realizadas durante um estudo com futuros professores do ensino básico (3-12 anos). Os resultados mostram que os futuros professores envolveram-se nas tarefas propostas e construíram conhecimento geométrico em relação aos conteúdos abordados através dos materiais manipuláveis. ABSTRACT: The use of manipulative materials is suggested by several authors as an asset in the development of mathematical concepts. Thus the development of students’ geometric thinking can be easily achieved through challenging tasks that make use of diverse manipulative materials. It is crucial that (future) teachers develop the skills needed to use manipulative in the classroom with a more dynamic and challenging perspective of teaching and learning. In this paper we intend to report some classroom experiences, conducted with future teachers from basic education (3-12 years), based on geometry tasks explored, with manipulative materials, when problem solving and experimentation are privileged. Result show that the future teachers were involved in the proposed tasks and constructed geometric knowledge related to the approached contents through the manipulative materials.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3855
ISSN: 2176-2988
Appears in Collections:ESE - Artigos indexados a outros indexadores

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Art_-_1.pdf903.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.