Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3857
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVale, Isabel-
dc.contributor.authorPimentel, Teresa-
dc.contributor.authorBarbosa, Ana-
dc.date.accessioned2024-01-19T13:54:46Z-
dc.date.available2024-01-19T13:54:46Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationVale, I., Pimentel, T., & Barbosa, A. (2015). Ensinar matemática com resolução de problemas. Quadrante, 24(2), 39–60. https://doi.org/10.48489/quadrante.22923pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3857-
dc.description.abstractNeste artigo pretende-se destacar o poder e a importância da resolução de problemas no ensino da matemática, realçando o potencial das (re)soluções visuais, sobretudo pela simplicidade e criatividade que estas propostas podem apresentar. Neste sentido começa-se por apresentar uma visão global do que tem sido a abordagem em resolução de problemas, quer a nível da investigação realizada, quer a nível do currículo. De seguida são revistados vários aspetos associados à resolução de problemas, confrontando a perspetiva de diferentes autores, tendo por base trabalhos realizados no âmbito desta temática. Posteriormente, e face a essa discussão, apresentam-se alguns contributos, ilustrados com exemplos, emergentes da abordagem da resolução de problemas no ensino e na formação de professores, que realçam a importância da estratégia complementar procurar ver, e as ligações da resolução de problemas com a criatividade.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherAPM - Associação de Professores de Matemáticapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectResolução de problemaspt_PT
dc.subjectEstratégias de resolução de problemaspt_PT
dc.subjectContextos visuaispt_PT
dc.subjectFormulação de problemaspt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.titleEnsinar matemática com resolução de problemaspt_PT
dc.title.alternativeTeaching maths with problem solvingpt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.date.updated2023-12-30T18:20:33Z-
dc.description.version0D1E-4824-1244 | Ana Cristina Coelho Barbosa-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.slugcv-prod-702433-
dc.relation.publisherversionhttps://quadrante.apm.pt/article/view/22923pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage39pt_PT
degois.publication.lastPage60pt_PT
degois.publication.volume24pt_PT
degois.publication.issue2pt_PT
degois.publication.titleQuadrantept_PT
degois.publication.locationLisboa, Portugalpt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.48489/quadrante.22923-
Appears in Collections:ESE - Artigos indexados a outros indexadores

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
22923-Texto_do_Trabalho-88305-1-10-20210125.pdf1.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.