Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3857
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vale, Isabel | - |
dc.contributor.author | Pimentel, Teresa | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Ana | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-19T13:54:46Z | - |
dc.date.available | 2024-01-19T13:54:46Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Vale, I., Pimentel, T., & Barbosa, A. (2015). Ensinar matemática com resolução de problemas. Quadrante, 24(2), 39–60. https://doi.org/10.48489/quadrante.22923 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3857 | - |
dc.description.abstract | Neste artigo pretende-se destacar o poder e a importância da resolução de problemas no ensino da matemática, realçando o potencial das (re)soluções visuais, sobretudo pela simplicidade e criatividade que estas propostas podem apresentar. Neste sentido começa-se por apresentar uma visão global do que tem sido a abordagem em resolução de problemas, quer a nível da investigação realizada, quer a nível do currículo. De seguida são revistados vários aspetos associados à resolução de problemas, confrontando a perspetiva de diferentes autores, tendo por base trabalhos realizados no âmbito desta temática. Posteriormente, e face a essa discussão, apresentam-se alguns contributos, ilustrados com exemplos, emergentes da abordagem da resolução de problemas no ensino e na formação de professores, que realçam a importância da estratégia complementar procurar ver, e as ligações da resolução de problemas com a criatividade. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | APM - Associação de Professores de Matemática | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_PT |
dc.subject | Estratégias de resolução de problemas | pt_PT |
dc.subject | Contextos visuais | pt_PT |
dc.subject | Formulação de problemas | pt_PT |
dc.subject | Criatividade | pt_PT |
dc.title | Ensinar matemática com resolução de problemas | pt_PT |
dc.title.alternative | Teaching maths with problem solving | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
dc.date.updated | 2023-12-30T18:20:33Z | - |
dc.description.version | 0D1E-4824-1244 | Ana Cristina Coelho Barbosa | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.slug | cv-prod-702433 | - |
dc.relation.publisherversion | https://quadrante.apm.pt/article/view/22923 | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 39 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 60 | pt_PT |
degois.publication.volume | 24 | pt_PT |
degois.publication.issue | 2 | pt_PT |
degois.publication.title | Quadrante | pt_PT |
degois.publication.location | Lisboa, Portugal | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.48489/quadrante.22923 | - |
Appears in Collections: | ESE - Artigos indexados a outros indexadores |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
22923-Texto_do_Trabalho-88305-1-10-20210125.pdf | 1.51 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.