Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3857
Título: | Ensinar matemática com resolução de problemas |
Outros títulos: | Teaching maths with problem solving |
Autores: | Vale, Isabel Pimentel, Teresa Barbosa, Ana |
Palavras-chave: | Resolução de problemas Estratégias de resolução de problemas Contextos visuais Formulação de problemas Criatividade |
Data: | 2015 |
Editora: | APM - Associação de Professores de Matemática |
Citação: | Vale, I., Pimentel, T., & Barbosa, A. (2015). Ensinar matemática com resolução de problemas. Quadrante, 24(2), 39–60. https://doi.org/10.48489/quadrante.22923 |
Resumo: | Neste artigo pretende-se destacar o poder e a importância da resolução de problemas no ensino da matemática, realçando o potencial das (re)soluções visuais, sobretudo pela simplicidade e criatividade que estas propostas podem apresentar. Neste sentido começa-se por apresentar uma visão global do que tem sido a abordagem em resolução de problemas, quer a nível da investigação realizada, quer a nível do currículo. De seguida são revistados vários aspetos associados à resolução de problemas, confrontando a perspetiva de diferentes autores, tendo por base trabalhos realizados no âmbito desta temática. Posteriormente, e face a essa discussão, apresentam-se alguns contributos, ilustrados com exemplos, emergentes da abordagem da resolução de problemas no ensino e na formação de professores, que realçam a importância da estratégia complementar procurar ver, e as ligações da resolução de problemas com a criatividade. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3857 |
Aparece nas colecções: | ESE - Artigos indexados a outros indexadores |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
22923-Texto_do_Trabalho-88305-1-10-20210125.pdf | 1.51 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.