Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3859
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Ana | - |
dc.contributor.editor | Martinho, M. H. | en_US |
dc.contributor.editor | Ferreira, R. | en_US |
dc.contributor.editor | Maria Isabel Piteira do Vale | en_US |
dc.contributor.editor | Ponte, J. P. | en_US |
dc.date.accessioned | 2024-01-19T14:58:06Z | - |
dc.date.available | 2024-01-19T14:58:06Z | - |
dc.date.issued | 2011-05 | - |
dc.identifier.citation | Barbosa, A. (2011). Generalização de padrões em contextos visuais: Um estudo no 6.º ano de escolaridade. In M. H. Martinho, R. A. T. Ferreira, I. Vale, & J. P. Ponte (Eds.), Ensino e Aprendizagem da Álgebra: Encontro de Investigação em Educação Matemática 2011 (pp. 327-345). CMUP - Centro de Matemática da Universidade do Porto. https://hdl.handle.net/1822/15899 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-8746-98-8 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3859 | - |
dc.description.abstract | Esta comunicação pretende descrever um estudo realizado com alunos do 6.º ano, centrado na resolução de problemas que envolvem a exploração de padrões em contextos visuais. Procurou-se conhecer as estratégias de generalização usadas pelos alunos, as dificuldades que emergem do seu trabalho, bem como perceber o papel da visualização no seu raciocínio. Tendo em conta as características do estudo optou-se por um design de estudo de caso qualitativo. São apresentados alguns resultados decorrentes da implementação de duas tarefas com dois pares de alunos que foram acompanhados de forma mais detalhada. Globalmente, estes resultados revelam que: os alunos usam diversas estratégias de generalização; aplicam estratégias desadequadas quando limitam o seu trabalho ao plano numérico; as abordagens de natureza visual são normalmente facilitadoras do raciocínio permitindo a atribuição de significado às variáveis manipuladas. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | CMUP - Centro de Matemática da Universidade do Porto | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_PT |
dc.subject | Padrões | pt_PT |
dc.subject | Generalização | pt_PT |
dc.subject | Visualização | pt_PT |
dc.title | Generalização de padrões em contextos visuais: um estudo no 6.º ano de escolaridade | pt_PT |
dc.title.alternative | Generalizing patterns in visual contexts: a study in the 6th grade | pt_PT |
dc.type | conferenceObject | pt_PT |
dc.date.updated | 2023-12-30T19:28:33Z | - |
dc.description.version | 0D1E-4824-1244 | Ana Cristina Coelho Barbosa | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.slug | cv-prod-1472608 | - |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 327 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 345 | pt_PT |
degois.publication.title | Ensino e Aprendizagem da Álgebra: Encontro de Investigação em Educação Matemática 2011 | pt_PT |
degois.publication.location | Póvoa de Varzim, Portugal | pt_PT |
Appears in Collections: | ESE - Artigos em conferência |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
_52_EIEM2011-Barbosa-2011.pdf | 2.22 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.