Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3859
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBarbosa, Ana-
dc.contributor.editorMartinho, M. H.en_US
dc.contributor.editorFerreira, R.en_US
dc.contributor.editorMaria Isabel Piteira do Valeen_US
dc.contributor.editorPonte, J. P.en_US
dc.date.accessioned2024-01-19T14:58:06Z-
dc.date.available2024-01-19T14:58:06Z-
dc.date.issued2011-05-
dc.identifier.citationBarbosa, A. (2011). Generalização de padrões em contextos visuais: Um estudo no 6.º ano de escolaridade. In M. H. Martinho, R. A. T. Ferreira, I. Vale, & J. P. Ponte (Eds.), Ensino e Aprendizagem da Álgebra: Encontro de Investigação em Educação Matemática 2011 (pp. 327-345). CMUP - Centro de Matemática da Universidade do Porto. https://hdl.handle.net/1822/15899pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-8746-98-8-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3859-
dc.description.abstractEsta comunicação pretende descrever um estudo realizado com alunos do 6.º ano, centrado na resolução de problemas que envolvem a exploração de padrões em contextos visuais. Procurou-se conhecer as estratégias de generalização usadas pelos alunos, as dificuldades que emergem do seu trabalho, bem como perceber o papel da visualização no seu raciocínio. Tendo em conta as características do estudo optou-se por um design de estudo de caso qualitativo. São apresentados alguns resultados decorrentes da implementação de duas tarefas com dois pares de alunos que foram acompanhados de forma mais detalhada. Globalmente, estes resultados revelam que: os alunos usam diversas estratégias de generalização; aplicam estratégias desadequadas quando limitam o seu trabalho ao plano numérico; as abordagens de natureza visual são normalmente facilitadoras do raciocínio permitindo a atribuição de significado às variáveis manipuladas.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCMUP - Centro de Matemática da Universidade do Portopt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectResolução de problemaspt_PT
dc.subjectPadrõespt_PT
dc.subjectGeneralizaçãopt_PT
dc.subjectVisualizaçãopt_PT
dc.titleGeneralização de padrões em contextos visuais: um estudo no 6.º ano de escolaridadept_PT
dc.title.alternativeGeneralizing patterns in visual contexts: a study in the 6th gradept_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
dc.date.updated2023-12-30T19:28:33Z-
dc.description.version0D1E-4824-1244 | Ana Cristina Coelho Barbosa-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.slugcv-prod-1472608-
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage327pt_PT
degois.publication.lastPage345pt_PT
degois.publication.titleEnsino e Aprendizagem da Álgebra: Encontro de Investigação em Educação Matemática 2011pt_PT
degois.publication.locationPóvoa de Varzim, Portugalpt_PT
Appears in Collections:ESE - Artigos em conferência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
_52_EIEM2011-Barbosa-2011.pdf2.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.