Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3859
Título: Generalização de padrões em contextos visuais: um estudo no 6.º ano de escolaridade
Outros títulos: Generalizing patterns in visual contexts: a study in the 6th grade
Autores: Barbosa, Ana
Martinho, M. H.
Ferreira, R.
Maria Isabel Piteira do Vale
Ponte, J. P.
Palavras-chave: Resolução de problemas
Padrões
Generalização
Visualização
Data: Mai-2011
Editora: CMUP - Centro de Matemática da Universidade do Porto
Citação: Barbosa, A. (2011). Generalização de padrões em contextos visuais: Um estudo no 6.º ano de escolaridade. In M. H. Martinho, R. A. T. Ferreira, I. Vale, & J. P. Ponte (Eds.), Ensino e Aprendizagem da Álgebra: Encontro de Investigação em Educação Matemática 2011 (pp. 327-345). CMUP - Centro de Matemática da Universidade do Porto. https://hdl.handle.net/1822/15899
Resumo: Esta comunicação pretende descrever um estudo realizado com alunos do 6.º ano, centrado na resolução de problemas que envolvem a exploração de padrões em contextos visuais. Procurou-se conhecer as estratégias de generalização usadas pelos alunos, as dificuldades que emergem do seu trabalho, bem como perceber o papel da visualização no seu raciocínio. Tendo em conta as características do estudo optou-se por um design de estudo de caso qualitativo. São apresentados alguns resultados decorrentes da implementação de duas tarefas com dois pares de alunos que foram acompanhados de forma mais detalhada. Globalmente, estes resultados revelam que: os alunos usam diversas estratégias de generalização; aplicam estratégias desadequadas quando limitam o seu trabalho ao plano numérico; as abordagens de natureza visual são normalmente facilitadoras do raciocínio permitindo a atribuição de significado às variáveis manipuladas.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3859
ISBN: 978-972-8746-98-8
Aparece nas colecções:ESE - Artigos em conferência

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
_52_EIEM2011-Barbosa-2011.pdf2.22 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.