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http://hdl.handle.net/20.500.11960/3862
Title: | O pensamento algébrico em contextos visuais |
Other Titles: | Algebraic thinking in visual contexts |
Authors: | Pinheiro, Marta Barbosa, Ana Fernandes, J. A. Martinho, M. H. Tinoco, J. Viseu, F. |
Keywords: | Pensamento algébrico Visualização Generalização Proposta didática |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | APM - Associação de Professores de Matemática; CIEd da Universidade do Minho |
Citation: | Pinheiro, M., & Barbosa, A. (2013). O pensamento algébrico em contextos visuais. In J. A. Fernandes, M. H. Martinho, J. Tinoco, & F. Viseu (Eds.), Atas do XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 273-294). APM - Associação de Professores de Matemática; CIEd da Universidade do Minho. https://www.apm.pt/files/files/SIEM/Atas_SIEM/2013_Braga_ATAS_XXIV_SIEM.pdf |
Abstract: | Esta comunicação pretende descrever um estudo centrado no desenvolvimento do pensamento algébrico em contextos visuais realizado com alunos do 6.º ano de escolaridade. Procurou-se compreender os aspetos do pensamento algébrico evidenciados em contextos visuais, as estratégias de generalização utilizadas pelos alunos e as suas dificuldades. Recorreu-se a um design de estudo de caso, sendo acompanhados dois alunos cujo trabalho foi enquadrado no contexto turma. Assim, foi elaborada uma proposta didática, organizada em contagens visuais, sequências de repetição e de crescimento, e problemas que envolvem a exploração de padrões. Apresentam-se alguns resultados, decorrentes da aplicação de três tarefas. De uma forma geral, os resultados evidenciaram que tarefas de exploração de padrões em contextos figurativos revelaram-se potenciadoras do desenvolvimento do pensamento algébrico nos três aspetos que o compõem: padrões e relações; generalização; e simbolização. Constatou-se, ainda, que tarefas desta natureza proporcionam a utilização de variadas estratégias de generalização. Os alunos que suportaram o seu raciocínio no contexto figurativo conseguiram obter mais sucesso e revelaram maior compreensão das relações entre as variáveis dependente e independente. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3862 |
ISBN: | 978-989-8525-24-6 |
Appears in Collections: | ESE - Artigos em conferência |
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