Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3862
Title: O pensamento algébrico em contextos visuais
Other Titles: Algebraic thinking in visual contexts
Authors: Pinheiro, Marta
Barbosa, Ana
Fernandes, J. A.
Martinho, M. H.
Tinoco, J.
Viseu, F.
Keywords: Pensamento algébrico
Visualização
Generalização
Proposta didática
Issue Date: 2013
Publisher: APM - Associação de Professores de Matemática; CIEd da Universidade do Minho
Citation: Pinheiro, M., & Barbosa, A. (2013). O pensamento algébrico em contextos visuais. In J. A. Fernandes, M. H. Martinho, J. Tinoco, & F. Viseu (Eds.), Atas do XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 273-294). APM - Associação de Professores de Matemática; CIEd da Universidade do Minho. https://www.apm.pt/files/files/SIEM/Atas_SIEM/2013_Braga_ATAS_XXIV_SIEM.pdf
Abstract: Esta comunicação pretende descrever um estudo centrado no desenvolvimento do pensamento algébrico em contextos visuais realizado com alunos do 6.º ano de escolaridade. Procurou-se compreender os aspetos do pensamento algébrico evidenciados em contextos visuais, as estratégias de generalização utilizadas pelos alunos e as suas dificuldades. Recorreu-se a um design de estudo de caso, sendo acompanhados dois alunos cujo trabalho foi enquadrado no contexto turma. Assim, foi elaborada uma proposta didática, organizada em contagens visuais, sequências de repetição e de crescimento, e problemas que envolvem a exploração de padrões. Apresentam-se alguns resultados, decorrentes da aplicação de três tarefas. De uma forma geral, os resultados evidenciaram que tarefas de exploração de padrões em contextos figurativos revelaram-se potenciadoras do desenvolvimento do pensamento algébrico nos três aspetos que o compõem: padrões e relações; generalização; e simbolização. Constatou-se, ainda, que tarefas desta natureza proporcionam a utilização de variadas estratégias de generalização. Os alunos que suportaram o seu raciocínio no contexto figurativo conseguiram obter mais sucesso e revelaram maior compreensão das relações entre as variáveis dependente e independente.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3862
ISBN: 978-989-8525-24-6
Appears in Collections:ESE - Artigos em conferência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
_47_XXIVSIEM-Pinheiro_Barbosa.pdf3.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.