Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3865
Title: | A resolução de tarefas com padrões figurativos e a generalização |
Other Titles: | Solving tasks with figurative patterns and generalization |
Authors: | Barbosa, Ana Vale, Isabel |
Keywords: | Padrões Visualização Generalização Resolução de problemas |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | SEMUR, Sociedad de Educación Matemática Uruguaya |
Citation: | Barbosa, A., & Vale, I. (2013). A resolução de tarefas com padrões figurativos e a generalização. In SEMUR, Sociedad de Educación Matemática Uruguaya (Ed.), VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática (pp. 3073-3081). SEMUR. http://funes.uniandes.edu.co/19765/ |
Abstract: | Os padrões são uma poderosa estratégia de resolução de problemas e o seu estudo torna possível o desenvolvimento de ideias matemáticas fundamentais, como a generalização, onde visualização tem um papel importante. O trabalho num projeto sobre padrões, desenvolvido recentemente, mostra como este tema permite ampliar conceitos, ideias e procedimentos matemáticos, dando-lhes significado através de contextos figurativos. A nossa principal preocupação é destacar a importância dessa componente visual na generalização, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Nesta comunicação, apoiada em dados empíricos desenvolvidos com alunos da formação inicial de professores, apresentam-se alguns resultados onde se analisa de que modo é que uma proposta didática baseada na resolução de tarefas desafiantes que envolvem padrões em contextos figurativos contribui para o desenvolvimento da generalização. |
URI: | http://funes.uniandes.edu.co/19765/ http://hdl.handle.net/20.500.11960/3865 |
ISSN: | 2301-0797 |
Appears in Collections: | ESE - Artigos em conferência |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
_45_VIICIBEM-Barbosa_Vale-2013.pdf | 286.33 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.