Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3871
Título: O contributo da visualização no desenvolvimento do raciocínio funcional
Outros títulos: The contribution of visualization to the development of functional reasoning
Autores: Barbosa, Ana
Palavras-chave: Raciocínio funcional
Padrões
Generalização
Visualização
Data: 2013
Editora: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM)
Citação: Barbosa, A. (2013). O contributo da visualização no desenvolvimento do raciocínio funcional. In A. Domingos, I. Vale, M. J. Saraiva, M. Rodrigues, M. C. Costa, & R. A. T. Ferreira (Eds.), Investigação em Educação Matemática 2013: Raciocínio matemático (pp. 51-80). SPIEM. https://spiem.pt/DOCS/ATAS_ENCONTROS/atas_EIEM_2013.pdf
Resumo: Nesta apresentação parte-se de um estudo que procurou compreender o modo como alunos do 6º ano de escolaridade resolvem problemas que envolvem a generalização de padrões em contextos visuais. São explorados alguns resultados referentes a quatro estudos de caso para ilustrar estratégias de generalização privilegiadas pelos alunos e dificuldades emergentes do seu trabalho. Pretende-se ainda refletir sobre o papel da visualização no raciocínio funcional bem como sobre alguns fatores que poderão influenciar a escolha das estratégias de generalização em contextos desta natureza.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3871
ISSN: 2182-0023
Aparece nas colecções:ESE - Artigos em conferência

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
_42_EIEM2013-Barbosa-2013.pdf1.75 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.