Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3996
Title: O desenvolvimento do conhecimento lexical: um estudo com crianças de 5 anos
Authors: Pinto, Ana Isabel de Sousa Ferreira
Amorim, Maria Clara Figueiredo
Ferreira, Flávia Gonçalves
Keywords: Conhecimento lexical
Teste de identificação de competências
Linguísticas
Aquisição de vocabulário
Educação Pré-escolar
Lexical knowledge
Test of linguistic skills identification
Vocabulary acquisition
Preschool Education
Issue Date: 10-Apr-2024
Abstract: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, descrevendo e analisando a ação educativa desenvolvida com um grupo de oito crianças com cinco anos de um jardim de infância do distrito de Viana do Castelo na área de Expressão e Comunicação, domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita. Paralelamente à PES, foi desenvolvido um pequeno trabalho de investigação com o principal objetivo de promover a competência lexical desse grupo de crianças. Para a elaboração desse trabalho, foram formuladas três questões investigativas: (i) Quais são os domínios do conhecimento lexical mais problemáticos para as crianças?; (ii) Qual é a importância da implementação de atividades direcionadas para o desenvolvimento lexical?; (iii) De que forma o desenvolvimento lexical das crianças reflete o estatuto socioeconómico e cultural da família? Foi utilizada uma metodologia de cariz qualitativo com design de estudo de caso. Os métodos de recolha de dados utilizados foram a observação, um Teste de Identificação de Competências Linguísticas (TICL), aplicado a um grupo de participantes antes e após as atividades implementadas, bem como um inquérito por questionário aos pais. Os resultados deste estudo permitem concluir que um trabalho direcionado sobre o léxico ajuda as crianças a desenvolver esta competência, em particular nas categorias em que revelaram mais dificuldades no TICL (“Partes do corpo”, “Categorias”, “Locativos” e “Opostos”). Confirma-se também a relação entre desenvolvimento lexical e contexto familiar, sendo as crianças provenientes de famílias com estatuto socioeconómico e cultural mais desfavorecido aquelas que apresentam piores resultados no teste aplicado.
The present report was developed within the scope of the Supervised Teaching Practice (STP) course, integrated into the Master's Degree in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education at the School of Education of Viana do Castelo, describing and analyzing the educational action developed with a group of nine five-yearold children from a kindergarten in the district of Viana do Castelo in the area of Expression and Communication, specifically in the domain of Oral Language and Approach to Writing. Alongside the STP, a small research project was carried out with the main objective of promoting the lexical competence of this group of children. To elaborate on this project, three investigative questions were formulated: (i) What are the most problematic domains of lexical knowledge for children?; (ii) What is the importance of implementing activities aimed at lexical development?; (iii) How does children's lexical development reflect the family's socioeconomic and cultural status?A qualitative methodology with a case study design was used. The data collection methods used were observation, a Test of Linguistic Skills Identification (TLSI) applied to a group of children before and after the implemented activities, as well as a questionnaire survey of parents. The results of this study allow us to conclude that targeted work on lexicon helps children develop this competence, particularly in categories where they showed more difficulties in the TLSI ("Parts of the body", "Categories", "Locatives" and "Opposites"). The relationship between lexical development and family context is also confirmed, with children from families with a lower socioeconomic and cultural status showing poorer results in the applied test.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3996
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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