Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1620
Title: Brinquedos e materiais pedagógicos na educação pré-escolar: um estudo exploratório
Authors: Saraiva, Linda Maria Balinha
Guimarães, Ana Luísa Milhazes
Keywords: Materiais pedagógicos
Educação pré-escolar
Brinquedos
Acessibilidade
Contexto educativo
Teaching materials
Preschool education
Toys
Accessibility
Educational context
Issue Date: 18-Feb-2016
Abstract: O presente Relatório Final de Estágio insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Ao longo da PES II desenvolveu-se um estudo de natureza predominantemente quantitativa e de caráter descritivo que visou: i) analisar a organização da sala de atividades no que diz respeito às oportunidades lúdicas; ii) descrever/caraterizar o tipo de brinquedos e materiais pedagógicos disponíveis quanto à sua quantidade e acessibilidade; e por último, iii) conhecer a perceção das educadoras sobre a importância do brincar. Para o efeito, 10 educadoras cooperantes da PES foram entrevistadas e as suas respetivas salas de atividades foram analisadas com base no Inventário de “Brinquedos e materiais pedagógicos no jardim-de-infância” de Tizuko Morchida Kishimoto (1997). Globalmente, os resultados evidenciam que as oportunidades lúdicas das crianças centram-se na área da casinha, na área das expressões e na área da biblioteca; As áreas menos presentes na maioria das salas de atividades são a área da carpintaria, área do projeto, e a área das ciências. Relativamente à caraterização dos brinquedos, podemos concluir que os brinquedos mais presentes no contexto educativo são: materiais de construção e encaixe (90,0%); brinquedos, materiais com sistemas de encaixe e reconstituição de imagens (71.4%); materiais de artes visuais/plásticas para experiências sensoriais e estéticas (78.0%). Por outro lado, mais de metade dos jardins-de-infância carece de brinquedos associados a fantasias, disfarces, dramatizações, danças (43,0%) e materiais para manipulação como exemplo experiências sensoriais e de motricidade fina (49,2%). Este estudo permitiu ainda aferir que nem todos os jardim-de-infância estão os suficientemente apetrechados não só quanto à variabilidade de materiais/brinquedos mas também à quantidade existente na sala de atividades tendo em conta o número de criança do grupo. Quanto a sua acessibilidade, verificamos que nem todas as crianças têm acesso a determinados brinquedos livremente no seu espaço e tempo lúdico. Todas as educadoras consideraram o brincar uma atividade importante para o desenvolvimento integral da criança.
This report was elaborated for the unit Supervised Teaching Practice II, belonging to the Master degree in Preschool Education, at the higher School of Education of Viana do Castelo. Along the PES II developed a study of predominantly quantitative and descriptive character that aimed to: i) analyze the organization's activity room with regard to ludic opportunities; ii) describe / characterize the type of toys and teaching materials available on the quantity and accessibility; and finally, iii) know the perception among educators about the importance of play. To this end, the 10 cooperating teachers were interviewed and their respective activity rooms were analyzed based on the Inventory "toys and educational materials in preschool" of Tizuko Morchida Kishimoto (1997). Overall, the results show that the ludic opportunities for children focus on the area of the house, in the area of expressions and library area; The areas less present in most activities rooms are the area of carpentry, the project area, and the area of the sciences. Regarding the characterization of toys, we can conclude that the most present toys in an educational context are: construction and fitting materials (90.0%); toys, materials with locking systems and recovery of pictures (71.4%); visual / fine arts materials for sensory and aesthetic experiences (78.0%). On the other hand, more than half of the kindergartens toys associated with costumes, disguises, role plays, dances (43.0%) and materials for manipulation as an example sensory and fine motor experiences (49.2%). This study also assess that not all preschool are the sufficiently equipped not only with regard to the variability of materials / toys but also to the existing amount in the activity room taking into account the number of group child. As its accessibility, we found that not all children have access to certain toys freely in your space and ludic time. All educators considered the play an important activity for full children development.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1620
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana_Guimaraes.pdf1.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.