Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3003
Title: Formação de professores e Processo de Bolonha nas oportunidades de inovação educacional
Other Titles: Teacher training and the Bologna Process on the opportunities for educational innovation
Formación de maestros y el Proceso de Bolonia en las oportunidades de Innovación educativa
Authors: Sousa-Pereira, Fátima
Leite, Carlinda
Keywords: Reforma e inovação educativa
Processo de Bolonha
Ensino superior
Formação inicial de professores
School improvement
Issue Date: 2018
Citation: Sousa-Pereira, F., & Leite, C. (2018). Formação de professores e Processo de Bolonha nas oportunidades de inovação educacional. Revista Intersaberes, 13(28), 163–174. https://doi.org/10.22169/revint.v13i28.1408
Abstract: A reforma no Ensino Superior (ES) veiculada pelo Processo de Bolonha (PB) pretendeu introduzir mudanças significativas na organização e no funcionamento dos cursos do ES. O artigo destaca as que se referem à organização e desenvolvimento do currículo, pelas repercussões que acarretam para as Instituições de Ensino Superior (IES), e elege como objeto de estudo a formação inicial de professores. Recorrendo ao quadro teórico-metodológico do Authentic School Improvement (Hopkins, 2008), por constituir uma abordagem que estabelece uma ligação coerente e articulada entre políticas e práticas e porque se apresenta como uma alternativa para a mudança sistémica e a inovação educacional através da construção de capacidade (“capacity building”) nas instituições educativas, foram analisados os documentos legais que, em Portugal, estruturam e regulamentam a organização do ES no quadro do PB e a habilitação profissional para a docência. De um modo geral, a análise permite afirmar que o discurso legal associado ao PB comporta potencial de inovação organizacional, curricular e pedagógica.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3003
ISSN: 1809-7286
Appears in Collections:ESE - Artigos indexados a outros indexadores

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_Revista_Intersaberes_2018_FP_e_PB_nas_oportunidades_de_IE.pdf189.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.