Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3215
Title: Política do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e desafios para a formação de professores
Other Titles: Students profile leaving compulsory education policy and challenges for teacher training
Authors: Sousa-Pereira, Fátima
Leite, Carlinda
Keywords: Formação inicial de professores
Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Política educativa em Portugal
Modos de trabalho pedagógico
Initial teacher training
Students profile leaving compulsory education
Education policy in Portugal
Pedagogical approaches
Issue Date: 2019
Citation: Sousa-Pereira, F., & Leite, C. (2019). Política do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e desafios para a formação de professores. Educação, Ciência e Cultura, 24(1), 113-122. https://doi.org/10.18316/recc.v24i1.5603
Abstract: O artigo analisa a medida política portuguesa relativa aoPerfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÂO, 2017), e o que ela implica para o exercício docente e para a formação inicial de professores Partindo de um referencial teórico que apela à mudança e à ruptura com perspectivas curriculares tradicionais e tecnicistas, foi realizado um estudo que recolheu dados de 77 estudantes de uma Instituição de Ensino Superior do norte de Portugal, a frequentar o último ano de um curso de licenciatura que antecede o mestrado de formação inicial e profissional de professores de Educação Básica. A recolha de dados foi realizada recorrendo a portfolios reflexivos realizados individualmente pelos estudantes e permitiu identificar modos de trabalho pedagógico em uso na formação inicial de professores que estes consideram mais relevantes para a promoção de aprendizagens ativas e significativas. Os resultados do estudo permitiram identificar uma diversidade de práticas pedagógicas que poderão ser facilitadoras da construção de um perfil de professor adequado ao desenvolvimento deste Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3215
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