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dc.contributor.authorAntão, Sylvie Júlio-
dc.contributor.authorFernandes, Paula Odete-
dc.contributor.authorFonseca, Manuel-
dc.date.accessioned2023-11-16T15:37:17Z-
dc.date.available2023-11-16T15:37:17Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationAntão, S. J., Fernandes, P. O., & Fonseca, M. (2021). Culture and tourism: the case of Miranda do Douro municipality. In C. Teixeira, V. gonçalves, P. O. Fernandes, & C. S. Araújo (Eds.), LUSOCONF2021: III Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas: livro de atas, setembro, Bragança (pp. 36-48). IPB. http://hdl.handle.net/20.500.11960/3712pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-745-268-2-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3712-
dc.description.abstractA investigação em turismo encontra-se em constante renovação e com novas abordagens, apresentando um importante meio para o desenvolvimento e prosperidade do municípios, regiões e países. Com o presente estudo, pretendeu-se elaborar um plano de comunicação, para dar a conhecer a região de Miranda do Douro, a oferta turística e cultural, para que os visitantes visitem o município e sejam leais a este destino turístico. Para tal, optou-se por realizar uma investigação mista, de natureza qualitativa, com a aplicação de um inquérito por entrevista e de natureza quantitativa com administração de um inquérito por questionário. Através dos resultados obtidos, com recurso à análise de clusters, identificaram-se três grupos homogéneos que visitam Miranda do Douro como destino turístico: os visitantes ocasionais, curiosos e conhecedores do município. Verificou-se, ainda, que existem diferenças por faixa etária relativamente à lealdade com o município, e existe uma relação positiva e direta entre a avaliação da satisfação global e a lealdade, o que se verifica que globalmente os visitantes ficaram satisfeitos com a visita e manifestaram intenção de regressar ao município. Porém, observou-se que existem falhas como: a falta de divulgação (sinalização, especialistas em multimédia, alojamentos, locais culturais, etc.), mas também no aproveitamento de todos os recursos disponíveis, por parte da Câmara Municipal de Miranda do Douro e das autoridades locais em termos de turismo. Todavia, a existência de mais ações de comunicação e a união entre todos os operadores turísticos poderia ser uma estratégia que permitiria atrair mais visitantes.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherIPBpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectCulturapt_PT
dc.subjectTurismopt_PT
dc.subjectEcoturismopt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.titleCultura e turismo: o caso do município de Miranda do Douropt_PT
dc.title.alternativeCulture and tourism: the case of Miranda do Douro municipalitypt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
dc.date.updated2022-12-05T14:24:05Z-
dc.description.version691D-6753-BE59 | Manuel José Serra da Fonseca-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.slugcv-prod-3089389-
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage36pt_PT
degois.publication.lastPage48pt_PT
degois.publication.titleLUSOCONF2021: III Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas: livro de ataspt_PT
degois.publication.locationBragançapt_PT
Appears in Collections:ESCE - Artigos em conferência

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