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Título: Cultura e turismo: o caso do município de Miranda do Douro
Outros títulos: Culture and tourism: the case of Miranda do Douro municipality
Autores: Antão, Sylvie Júlio
Fernandes, Paula Odete
Fonseca, Manuel
Palavras-chave: Cultura
Turismo
Ecoturismo
Comunicação
Marketing
Data: 2021
Editora: IPB
Citação: Antão, S. J., Fernandes, P. O., & Fonseca, M. (2021). Culture and tourism: the case of Miranda do Douro municipality. In C. Teixeira, V. gonçalves, P. O. Fernandes, & C. S. Araújo (Eds.), LUSOCONF2021: III Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas: livro de atas, setembro, Bragança (pp. 36-48). IPB. http://hdl.handle.net/20.500.11960/3712
Resumo: A investigação em turismo encontra-se em constante renovação e com novas abordagens, apresentando um importante meio para o desenvolvimento e prosperidade do municípios, regiões e países. Com o presente estudo, pretendeu-se elaborar um plano de comunicação, para dar a conhecer a região de Miranda do Douro, a oferta turística e cultural, para que os visitantes visitem o município e sejam leais a este destino turístico. Para tal, optou-se por realizar uma investigação mista, de natureza qualitativa, com a aplicação de um inquérito por entrevista e de natureza quantitativa com administração de um inquérito por questionário. Através dos resultados obtidos, com recurso à análise de clusters, identificaram-se três grupos homogéneos que visitam Miranda do Douro como destino turístico: os visitantes ocasionais, curiosos e conhecedores do município. Verificou-se, ainda, que existem diferenças por faixa etária relativamente à lealdade com o município, e existe uma relação positiva e direta entre a avaliação da satisfação global e a lealdade, o que se verifica que globalmente os visitantes ficaram satisfeitos com a visita e manifestaram intenção de regressar ao município. Porém, observou-se que existem falhas como: a falta de divulgação (sinalização, especialistas em multimédia, alojamentos, locais culturais, etc.), mas também no aproveitamento de todos os recursos disponíveis, por parte da Câmara Municipal de Miranda do Douro e das autoridades locais em termos de turismo. Todavia, a existência de mais ações de comunicação e a união entre todos os operadores turísticos poderia ser uma estratégia que permitiria atrair mais visitantes.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3712
ISBN: 978-972-745-268-2
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