Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3835
Title: | Tarefas em contextos visuais e a formação de professores |
Other Titles: | Tasks in visual contexts and teacher training |
Authors: | Vale, Isabel Barbosa, Ana Pimentel, Teresa |
Keywords: | Tarefas Visualização Formação de professores |
Issue Date: | Sep-2016 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Citation: | Vale, I., Barbosa, A., & Pimentel, T. (2016). Tarefas em contextos visuais e a formação de professores. In A. P. Canavarro, A. Borralho, J. Brocardo, & L. Santos (Eds.), Livro de Atas do EIEM 2016, Encontro em Investigação em Educação Matemática, (pp. 383-386). Universidade de Évora. https://spiem.pt/DOCS/ATAS_ENCONTROS/atas_EIEM_2016.pdf |
Abstract: | As tarefas têm uma grande influência nas aprendizagens dos alunos, principalmente se conduzirem à compreensão de conceitos e estruturas matemáticas. O estudo que se apresenta tem como finalidade analisar o papel de tarefas que suscitam resoluções visuais nos conhecimentos matemáticos de estudantes e nas suas atitudes em relação à matemática. Pretende-se salientar o potencial das soluções visuais na resolução de problemas, pela simplicidade que por norma lhes está associada, e na promoção da criatividade. Para isso, no âmbito da formação de professores, foram usadas algumas tarefas, em diferentes contextos, de modo a incentivar os alunos a apresentar diferentes resoluções, das quais se apresenta um exemplo com base nas produções escritas dos estudantes. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3835 |
ISSN: | 2182-0023 |
Appears in Collections: | ESE - Artigos em conferência |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
_29_EIEM2016-Vale-et_al-2016.pdf | 2.16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.