Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3835
Título: | Tarefas em contextos visuais e a formação de professores |
Outros títulos: | Tasks in visual contexts and teacher training |
Autores: | Vale, Isabel Barbosa, Ana Pimentel, Teresa |
Palavras-chave: | Tarefas Visualização Formação de professores |
Data: | Set-2016 |
Editora: | Universidade de Évora |
Citação: | Vale, I., Barbosa, A., & Pimentel, T. (2016). Tarefas em contextos visuais e a formação de professores. In A. P. Canavarro, A. Borralho, J. Brocardo, & L. Santos (Eds.), Livro de Atas do EIEM 2016, Encontro em Investigação em Educação Matemática, (pp. 383-386). Universidade de Évora. https://spiem.pt/DOCS/ATAS_ENCONTROS/atas_EIEM_2016.pdf |
Resumo: | As tarefas têm uma grande influência nas aprendizagens dos alunos, principalmente se conduzirem à compreensão de conceitos e estruturas matemáticas. O estudo que se apresenta tem como finalidade analisar o papel de tarefas que suscitam resoluções visuais nos conhecimentos matemáticos de estudantes e nas suas atitudes em relação à matemática. Pretende-se salientar o potencial das soluções visuais na resolução de problemas, pela simplicidade que por norma lhes está associada, e na promoção da criatividade. Para isso, no âmbito da formação de professores, foram usadas algumas tarefas, em diferentes contextos, de modo a incentivar os alunos a apresentar diferentes resoluções, das quais se apresenta um exemplo com base nas produções escritas dos estudantes. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3835 |
ISSN: | 2182-0023 |
Aparece nas colecções: | ESE - Artigos em conferência |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
_29_EIEM2016-Vale-et_al-2016.pdf | 2.16 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.