Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3857
Title: Ensinar matemática com resolução de problemas
Other Titles: Teaching maths with problem solving
Authors: Vale, Isabel
Pimentel, Teresa
Barbosa, Ana
Keywords: Resolução de problemas
Estratégias de resolução de problemas
Contextos visuais
Formulação de problemas
Criatividade
Issue Date: 2015
Publisher: APM - Associação de Professores de Matemática
Citation: Vale, I., Pimentel, T., & Barbosa, A. (2015). Ensinar matemática com resolução de problemas. Quadrante, 24(2), 39–60. https://doi.org/10.48489/quadrante.22923
Abstract: Neste artigo pretende-se destacar o poder e a importância da resolução de problemas no ensino da matemática, realçando o potencial das (re)soluções visuais, sobretudo pela simplicidade e criatividade que estas propostas podem apresentar. Neste sentido começa-se por apresentar uma visão global do que tem sido a abordagem em resolução de problemas, quer a nível da investigação realizada, quer a nível do currículo. De seguida são revistados vários aspetos associados à resolução de problemas, confrontando a perspetiva de diferentes autores, tendo por base trabalhos realizados no âmbito desta temática. Posteriormente, e face a essa discussão, apresentam-se alguns contributos, ilustrados com exemplos, emergentes da abordagem da resolução de problemas no ensino e na formação de professores, que realçam a importância da estratégia complementar procurar ver, e as ligações da resolução de problemas com a criatividade.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3857
Appears in Collections:ESE - Artigos indexados a outros indexadores

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
22923-Texto_do_Trabalho-88305-1-10-20210125.pdf1.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.