Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3859
Title: Generalização de padrões em contextos visuais: um estudo no 6.º ano de escolaridade
Other Titles: Generalizing patterns in visual contexts: a study in the 6th grade
Authors: Barbosa, Ana
Martinho, M. H.
Ferreira, R.
Maria Isabel Piteira do Vale
Ponte, J. P.
Keywords: Resolução de problemas
Padrões
Generalização
Visualização
Issue Date: May-2011
Publisher: CMUP - Centro de Matemática da Universidade do Porto
Citation: Barbosa, A. (2011). Generalização de padrões em contextos visuais: Um estudo no 6.º ano de escolaridade. In M. H. Martinho, R. A. T. Ferreira, I. Vale, & J. P. Ponte (Eds.), Ensino e Aprendizagem da Álgebra: Encontro de Investigação em Educação Matemática 2011 (pp. 327-345). CMUP - Centro de Matemática da Universidade do Porto. https://hdl.handle.net/1822/15899
Abstract: Esta comunicação pretende descrever um estudo realizado com alunos do 6.º ano, centrado na resolução de problemas que envolvem a exploração de padrões em contextos visuais. Procurou-se conhecer as estratégias de generalização usadas pelos alunos, as dificuldades que emergem do seu trabalho, bem como perceber o papel da visualização no seu raciocínio. Tendo em conta as características do estudo optou-se por um design de estudo de caso qualitativo. São apresentados alguns resultados decorrentes da implementação de duas tarefas com dois pares de alunos que foram acompanhados de forma mais detalhada. Globalmente, estes resultados revelam que: os alunos usam diversas estratégias de generalização; aplicam estratégias desadequadas quando limitam o seu trabalho ao plano numérico; as abordagens de natureza visual são normalmente facilitadoras do raciocínio permitindo a atribuição de significado às variáveis manipuladas.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3859
ISBN: 978-972-8746-98-8
Appears in Collections:ESE - Artigos em conferência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
_52_EIEM2011-Barbosa-2011.pdf2.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.