Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3863
Title: A visualização e o sentido de número: um estudo no 1.º ano de escolaridade
Other Titles: Visualization and number sense: a study in 1st grade
Authors: Pereira, Ana
Barbosa, Ana
Fernandes, J. A.
Martinho, M. H.
Tinoco, J.
Viseu, F.
Keywords: Sentido de número
Visualização
Estratégias de contagem
Aprendizagem
Issue Date: 2013
Publisher: APM - Associação de Professores de Matemática; CIEd da Universidade do Minho
Citation: Pereira, A., & Barbosa, A. (2013). A visualização e o sentido de número: um estudo no 1.º ano de escolaridade. In J. A. Fernandes, M. H. Martinho, J. Tinoco, & F. Viseu (Eds.), Atas do XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 235-248). APM - Associação de Professores de Matemática; CIEd da Universidade do Minho. https://www.apm.pt/files/files/SIEM/Atas_SIEM/2013_Braga_ATAS_XXIV_SIEM.pdf
Abstract: Esta comunicação pretende descrever um estudo realizado com alunos do 1.º ano, centrado na resolução de tarefas de contagem em contextos visuais. Procurou-se conhecer as estratégias usadas pelos alunos, as dificuldades que emergem do seu trabalho e perceber qual o impacto deste tipo de tarefas no desenvolvimento do sentido de número. Tendo em conta as características do estudo optou-se por um design de estudo de caso qualitativo. São apresentados alguns resultados decorrentes da implementação de duas tarefas com os dois alunos-caso. Globalmente, estes resultados revelam que os contextos visuais permitem a emergência de estratégias de contagem diversificadas. Quando estes contextos estão associados a situações conhecidas, os alunos sentem-se mais motivados e mobilizam conhecimentos prévios, abandonando estratégias como a contagem um a um. Não só o contexto mas também o trabalho realizado na sala de aula influencia o tipo de estratégias de contagem usadas. Neste sentido, é natural que os alunos que não estejam familiarizados com este tipo de tarefas privilegiem, pelo menos na fase inicial, o contexto numérico por não sentirem segurança nas estratégias associadas à visualização. Torna-se assim essencial promover a argumentação, privilegiando a discussão de ideias em sala de aula.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3863
ISBN: 978-989-8525-24-6
Appears in Collections:ESE - Artigos em conferência

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